Carro de Gabriel Casagrande e Alex Seid andou na frente durante a etapa de Interlagos, no início de agosto. Foto: Clayton Medeiros/ SIGCom
30 de agosto de 2024

Militec na NASCAR Brasil: Estreia das 100 Milhas de Cascavel

 

Em uma prova inédita de longa duração na categoria, Gabriel Casagrande, Alex Seid e Vitor Genz enfrentam curvas de alta velocidade e testaram sua resistência no Autódromo Zilmar Beux, em busca de pontos importantes para o campeonato com Militec na NASCAR Brasil

A NASCAR Brasil vai fazer história neste fim de semana ao encarar pela primeira vez uma prova de longa duração: a #100Miles de Cascavel, no Paraná. Esse tipo de corrida não só testa os limites do carro, mas também coloca à prova a resistência e a concentração dos pilotos.

O desafio se intensifica não apenas pela duração de 1h10 da prova, mas também pelo traçado técnico e veloz do Autódromo Zilmar Beux, famoso por suas curvas de alta velocidade que exigem precisão e controle absolutos.

Para os pilotos, isso significa manter o foco durante toda a prova, antecipando cada curva e adaptando a estratégia conforme o comportamento do carro e as condições da pista mudam.

Gabriel Casagrande soma 4 vitórias na temporada 2024 da NASCAR Brasil. Foto: Clayton Medeiros/ SIGCom
Gabriel Casagrande soma 4 vitórias na temporada 2024 da NASCAR Brasil. Foto: Clayton Medeiros/ SIGCom

A #100miles será dividida em dois estágios, cada um valendo 25 pontos. Haverá uma parada de box para reabastecimento e troca de piloto. O time MILITEC 1 tem o paranaense Gabriel Casagrande e o paulista Alex Seid dividindo o protótipo do Chevrolet Camaro número 83. Já o gaúcho Vitor Genz vai pilotar sozinho o Ford Mustang 46.

Alex Said com Militec na NASCAR Brasil

“O trabalho em equipe é sempre fundamental. Eu que vou correr primeiro, terei de conservar, poupar equipamento para que, na troca do piloto, o Casagrande tenha um carro bom também para poder disputar”, diz Seid.

Segundo ele, a estratégia é buscar andar entre os primeiros para somar o maior número de pontos na briga pelo título nacional. “A gente vai ter que fazer um mix entre ser agressivo para estar lá na frente, mas também poupar equipamento e, principalmente, pneu, já que é um asfalto bem abrasivo. A tocada será mais consciente para conseguirmos levar o carro até o final dos dois estágios”, analisa.

Para Casagrande, o principal desafio será administrar o desgaste do carro e dos pneus. Ele ressalta que será uma prova longa, com troca de pilotos, então o acerto dos dois tem que ser parecido e um tem que ajudar o outro, cuidando do veículo. “Temos feito bem isso ao longo dos treinos na temporada, mas agora, em ritmo de corrida, acaba sendo mais difícil”, observa.

Além disso, ele destaca que o acerto do carro precisa ser um pouco mais conservador. “Mas sem deixar de pensar na performance, principalmente numa pista de alta como Cascavel, onde cada km/h nas curvas faz a diferença.”

Dobradinha em sintonia com Militec na NASCAR 

Alex Seid (esq) e Gabriel Casagrande foram a dupla vencedora da primeira etapa da Special Edition, em Interlagos. Foto: Luciano Santos/ SIGCom
Alex Seid (esq) e Gabriel Casagrande foram a dupla vencedora da primeira etapa da Special Edition, em Interlagos. Foto: Luciano Santos/ SIGCom

A dobradinha tem se mostrado bastante afinada, como o ótimo desempenho da prova de Interlagos (SP), no início de agosto. Casagrande e Seid foram os vitoriosos na etapa 1 da Special Edition, ficando em primeiro e segundo, respectivamente, em duas das três corridas do fim de semana.

O paranaense se diz muito satisfeito até o momento com tudo que ambos andam fazendo. “Dividir o carro é um pouco mais complicado porque você utiliza mais os pneus e acaba usando mais o carro em decorrência ao tempo de treino. Então, o resultado não depende só de você, mas está sendo um ano muito legal ao lado do Alex e ele tem realizado um bom trabalho”, destaca.

A dupla ocupa a vice-liderança no Campeonato Brasil, com 155 pontos, faltando somente duas etapas para o fim da disputa na categoria Brasil – essa de Cascavel e a de Tarumã (RS), em outubro. A última corrida em Curvelo (MG) é válida apenas para a Special Edition, onde Casagrande e Seid são os líderes, assim como na categoria Overall (leia mais abaixo).

Autódromo de Cascavel tatuado no corpo

Vitor Genz autografa os bonés MILITEC 1 durante a visitação do público ao box em Interlagos. Foto: Renyere Trovão
Vitor Genz autografa os bonés MILITEC 1 durante a visitação do público ao box em Interlagos. Foto: Renyere Trovão

A 100 Milhas de Cascavel terá um sabor especial para Vitor Genz. Primeiro, por ser uma prova de longa duração, modalidade em que o gaúcho acumula vasta experiência e títulos. Ele venceu quatro vezes as 12 Horas de Tarumã, já foi campeão brasileiro de endurance e é o atual vice-campeão da categoria.

O piloto do carro 46 explica que, nesse tipo de disputa, é essencial gerenciar o desgaste dos pneus e do equipamento para garantir que o carro tenha condições de terminar a corrida.

“Com a possibilidade de um safety car, que reagrupa os carros e intensifica a disputa por posições, a estratégia principal é manter o equipamento em sua melhor condição para a fase final da prova”, salienta o gaúcho, admitindo ainda que Cascavel é exatamente o seu tipo de pista. “Me criei em Tarumã, onde só tem curva de alta. As características das duas são bem parecidas.”

Outro motivo que torna Cascavel tão marcante para Genz está literalmente gravado em sua pele. O circuito paranaense está tatuado em suas costas, na região da paleta — uma lembrança permanente de um local que faz parte da sua história dentro do automobilismo.

“Tenho o traçado de Cascavel tatuado por ter prometido isso caso vencesse na Stock Car — e foi lá que conquistei minha primeira vitória em 2017. É uma pista especial para mim, e espero que traga sorte neste fim de semana.”

A tatuagem feita por Vitor Genz após vencer sua primeira corrida na Stock Car, justamente no autódromo de Cascavel.
A tatuagem feita por Vitor Genz após vencer sua primeira corrida na Stock Car, justamente no autódromo de Cascavel.

Etapa simbólica para pista e categoria

Thiago Marques, responsável pela NASCAR Brasil, destaca o orgulho em trazer essa etapa simbólica para Cascavel, um autódromo com uma rica história no automobilismo nacional.

“Estamos muito animados com a estreia da #100miles em Cascavel. Somos uma competição de apaixonados pelo esporte a motor e o público cascavelense também é aficionado por corridas. Por isso, tenho a convicção de que teremos um grande evento”, afirma o organizador.

Entre Sprint Race e NASCAR Brasil, o autódromo de Cascavel já recebeu dez provas (20 corridas) desde 2014, ficando de fora apenas em 2022. Além disso, foi o palco de muitas inovações da categoria, como a corrida no Setup Free, o grid inverso, a etapa ‘Super Pole’ e, neste ano, a inédita 100 Milhas.

O circuito paranaense se destaca, antes de tudo, pela média horária próxima dos 180 km/h e pelas curvas de alta velocidade, como a emblemática curva do Bacião, em que os carros fazem o contorno a quase 200 km/h. Além disso, com um traçado técnico e desafiador, o autódromo possui 3.058 metros de extensão. Por fim, a #100Miles contará ainda com um treino classificatório em formato especial, com duas voltas independentes para cada carro, valorizando a habilidade individual dos pilotos.

Time Militec na NASCAR Brasil  lidera a categoria Overall

O carro de Casagrande e Seid costuma andar entre os primeiros tanto nos treinos quanto nas provas. Foto: Clayton Medeiros/ SIGCom
O carro de Casagrande e Seid costuma andar entre os primeiros tanto nos treinos quanto nas provas. Foto: Clayton Medeiros/ SIGCom

O ótimo desempenho em Interlagos fez a dupla Casagrande e Seid abrir uma boa vantagem na liderança da categoria Overall, o campeonato geral da NASCAR Brasil. A pontuação dessa disputa é a somatória das competições Brasil e Special Edition.

Atualmente, os parceiros do carro 83 estão com 236 pontos, contra 211 do paulista Léo Reis. Vitor Genz aparece em terceiro, com 160. Além disso, um bom desempenho em Cascavel pode significar ver o título da Overall cada vez mais próximo para o time MILITEC 1, consolidando uma temporada de destaque.

“Nesta fase do campeonato estamos somente na metade do que é a nossa meta, que é a de conquistar o título esse ano. Agora, vamos tentar continuar a fazer esses resultados para permanecer nas primeiras posições e, quem sabe, manter até o final. Assim vamos ter cumprido o nosso objetivo”, menciona Casagrande, natural de Francisco Beltrão e que reside em Curitiba.

Gabriel Casagrande está acostumado a levantar troféus na modalidade de Turismo. Foto: Clayton Medeiros/ SICCom
Gabriel Casagrande está acostumado a levantar troféus na modalidade de Turismo. Foto: Clayton Medeiros/ SICCom

Alex Seid reforça que a estratégia para as etapas restantes vai ser a constância nos pontos. “Precisamos garantir esses pontos em todas as possibilidades que tivermos. Cascavel e Tarumã são pistas rápidas que gostamos muito e o oval de Curvelo vai ser um desafio para todos, então temos boas chances de manter essa liderança até o final”, ressalta o paulistano.

CARROS TRATADOS COM MILITEC 1

Os carros da NASCAR Brasil possuem chassi tubular, com as bolhas do Mustang e do Camaro. Eles aceleram com motor V6 3.6, de 300 cavalos de potência e 40 kgfm de torque, pesando cerca de 1.000 kg. Além disso, todos os veículos são tratados com MILITEC 1, produto líder no segmento.

A MILITEC Brasil mantém o apoio que trouxe da Sprint Race desde o seu início, em 2012, reforçando, assim, seu compromisso de longa data com o automobilismo nacional e com a busca constante por desempenho e confiabilidade nas pistas.

PROGRAMAÇÃO EM CASCAVEL

ETAPA 6 – 100 MILHAS

Sexta-feira (30/8)

  • Portões fechados ao público
  • 8h às 10h – Shakedown
  • 10h20 às 10h40 – Briefing
  • 13h30 às 14h15 – Treino extra

Sábado (31/8)

  • 8h00 – Abertura dos portões
  • 8h50 às 9h35 – Treino oficial 1 (máximo 18 voltas)
  • 12h35 às 13h20 – Treino oficial 2 (máximo 18 voltas)
  • 16h00 às 16h45 – Treino classificatório (2 voltas rápidas por carro)
  • 17h35 às 18h05 – Volta rápida

Domingo (1/9)

  • 8h – Abertura dos portões
  • 9h30 às 9h45 – Desfile de caminhão
  • 9h45 às 10h15 – Desafio dos Elétricos Chevrolet
  • 9h45 às 10h15 – Visitação de box
  • 10h15 às 10h45 – Grid Walk 
  • 10h45 – Hino Nacional
  • 11h00 – Corrida #100Miles
  • 12h10 às 12h15 – Victory Lane/pódio
  • 15h15 às 16h – Volta Rápida

NASCAR Brasil – Etapas 

  1. Etapa 1: 17 de março – Campo Grande (MS)
  2. Etapa 2: 14 de abril – Goiânia (GO) #ovaltrack
  3. Etapa 3: 11 de maio – Londrina (PR) #nightchallenge
  4. Etapa 4: 16 de junho – Potenza (MG) #inverserace
  5. Etapa 5: 4 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP) #SpecialEdition
  6. Etapa 6: 1º de setembro – Cascavel (PR) #100miles
  7. Etapa 7: 13 de outubro – Tarumã (RS) #matchpoint
  8. Etapa 8: 17 de novembro – Curvello (MG) #SpecialEdition

Deixe um comentário